SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número3Caracterização ultrassonográfica das estruturas flexoras musculotendíneas e ligamentares da porção distal dos membros de novilhas cruzadasIncidência de doenças no pós-parto de primíparas da raça holandesa alimentadas com diferentes fontes energéticas durante o período de transição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

MELO, A.L.P. et al. Efeito da autocorrelação residual na avaliação genética de cabras para a produção de leite e para o formato da curva de lactação. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2011, vol.63, n.3, pp. 609-615. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352011000300012.

Avaliou-se o efeito da autocorrelação residual sobre a qualidade das estimativas dos parâmetros genéticos para produção total de leite (PL) e para os coeficientes a, b e c do modelo de Wood e, consequentemente, sobre a classificação dos animais para estas características. O modelo de Wood foi ajustado às lactações de cabras considerando-se três situações de estrutura residual: (EI) - erros independentes, (AR1) - erros autorregressivos de primeira ordem e (EI - AR1) - erros AR1 somente para as lactações que apresentaram autocorrelação residual significativa e EI para as demais. As estimativas dos coeficientes a, b e c e PL foram utilizadas como variáveis dependentes em um modelo animal multicaracterístico, o qual incluiu os efeitos aleatórios de animal e de ambiente permanente e os efeitos fixos de grupo contemporâneo, número de crias por parto, grupos genéticos e ordem de parto, além das covariáveis duração da lactação e a idade da cabra ao parto. As diferentes estruturas residuais afetaram as estimativas dos parâmetros genéticos e as classificações dos animais para as características estudadas. Portanto, a seleção dos animais pode ser modificada pela presença da autocorrelação residual, sendo a estrutura EI-AR1 uma alternativa para contornar este problema.

Palavras-chave : herdabilidade; modelo animal; repetibilidade; resíduos autorregressivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português