SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue6Intracranial variables in propofol or sevoflurane-anesthestized dogs subjected to subarachnoid administration of iohexolSerum determination of troponin I in dogs with ST deviation by chemiluminescent author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

BICALHO, A.L. et al. Pseudo-obstrução intestinal crônica em um cão: relato de caso. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2011, vol.63, n.6, pp. 1323-1329. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352011000600007.

A pseudo-obstrução intestinal é um distúrbio raro que afeta a propulsão gastrointestinal. Pode ser secundária a diversas condições patológicas ou pode ser idiopática. Uma cadela Pug de um ano e dois meses de idade apresentou histórico de vômitos e constipação, que foram seguidos por diarreia e distensão abdominal. Hipomotilidade e dilatação do intestino delgado, que estava cheio de gás, foram observados durante a laparotomia. Ao exame histológico, observou-se grande perda e degeneração de leiomiócitos das camadas musculares interiores e exteriores da parede intestinal, com acentuada hipertrofia e hiperplasia das células do músculo liso da lâmina própria e espessamento acentuado da muscularis mucosae com feixes orientados em direções diferentes e acentuada hipertrofia e hiperplasia dos leiomiócitos. A distribuição de leiomiócitos foi caracterizada por imunoistoquímica. Estes resultados suportam o diagnóstico de pseudo-obstrução intestinal em um Pug, associado à degeneração e perda de leiomiócitos da camada muscular.

Keywords : cão; pseudo-obstrução; intestino.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English