SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Fisioterapia imediata em cães com ruptura do ligamento cruzado cranial submetidos à estabilização extracapsularProteínas séricas de fase aguda em vacas com suspeita de SARA (Subacute Ruminal Acidosis) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

REZENDE, C.M.F.; MELO, E.G.; MALM, C.  e  GHELLER, V.A.. Tratamento artroscópico de doenças da articulação do cotovelo. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 9-14. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000100002.

Artroscopia do cotovelo foi realizada em 30 cães de diferentes raças, bilateral em 20, totalizando 50 articulações. Foram encontradas diferentes lesões que variavam de fissuras na cartilagem (8) a fragmentação (42). Osteocondrose dissecante (OCD) do côndilo medial do úmero estava associada à fragmentação do processo coronoide (FCP) medial da ulna em quatro casos. Em todas articulações verificou-se sinovite em graus variados. Osteoartrose (OA) de diferentes intensidades foi observada em 44 articulações. O tratamento foi instituído na maioria dos casos, dois a quatro meses após a manifestação dos sinais clínicos. Recuperação clínica satisfatória ocorreu naqueles com mínima lesão articular, cujo diagnóstico e tratamento se fizeram dentro de quatro semanas após a manifestação clínica. O diagnóstico precoce e o tratamento artroscópico previne a osteoartrose e preserva a função locomotora.

Palavras-chave : Cotovelo; artroscopia; cão; processo coronoide.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês