SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Different lidocaine continuous rate infusions to control epinephrine-induced arrhythmias in dogs anesthetized with isofluranePostoperative analgesia of methadone in cats: epidural and intramuscular administration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

RIBOLDI, E.; LIMA, D.A.  and  DALLEGRAVE, E.. Sensibilidade espécie-específica aos anti-inflamatórios não esteroidais: humanos X animais de companhia. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 39-44. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000100006.

Este estudo forneceu subsídios para o melhor entendimento das intoxicações pelos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) em humanos e animais de companhia. Os principais focos foram a diferença espécie-específica e os serviços prestados por Centros de Informação Toxicológica. Para tanto, foram utilizados dados referentes às intoxicações por AINES em pessoas, cães e gatos reportadas ao CIT/RS entre 2005 e 2009. Além disso, foram abordados, comparativamente, os dados do American Association of Poison Centers (AAPCC) entre 2004 e 2008, bem como as referências na literatura acerca da sensibilidade espécie-específica. Constatou-se que a maioria das intoxicações por AINES, independentemente da espécie, abrangeu o cetoprofeno, o ibuprofeno e o diclofenaco, sendo 54% destes intencionais em humanos, destacando-se o diclofenaco. Em se tratando de animais de companhia, 73% das intoxicações em cães ocorreram pelo diclofenaco, e 60% dos acidentes em gatos foram ocasionados pelo ibuprofeno. Chama-se a atenção para a importância dos Centros de Informação Toxicológica como forma de assistência e prevenção desses acidentes, bem como para a venda indiscriminada desses fármacos, aliados à medicação extraprescrição - que leva, na maioria das vezes, cães e gatos ao óbito.

Keywords : humanos; animais de companhia; diclofenaco; cetoprofeno; ibuprofeno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese