SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Postoperative analgesia of methadone in cats: epidural and intramuscular administrationMeasurements of ocular bulb and calculation of the dioptric power of intraocular lenses in rabbits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

VIEL, R.M. et al. Fenoterol e salbutamol via inalatória em cães: aspectos clínico, hemogasométrico e eletrocardiográfico. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 53-57. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000100008.

Avaliaram-se, por meio de exame clínico, hemogasométrico e eletrocardiográfico, os efeitos do salbutamol e do fenoterol, administrados por via inalatória em cães. Doze cães foram distribuídos em dois grupos: os do grupo FE receberam fenoterol na dose de 2 gotas/5kg de peso vivo, diluídas em solução de cloreto de sódio 0,9% por aparelho de inalação, e os do grupo SA receberam salbutamol pelo dosador de aerossol, na dose de 100mg. Foram avaliados: frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), temperatura retal (TR), pressão arterial sistólica (PAS), hemogasometria e eletrocardiograma antes e após 30min, duas horas e seis horas do uso dos fármacos. Discreta estimulação cardíaca ocorreu nos animais do grupo SA duas horas após sua administração em relação ao momento-controle, e tremores foram predominantes nestes animais. Diminuição da PAS e aumento da FR foram observados nos dois grupos, e não houve alteração significativa da onda T, da hemogasometria e do eletrocardiograma em ambos os grupos. O fenoterol provocou menor estimulação cardíaca e menos tremores comparado ao salbutamol, foi mais seguro e houve maior facilidade, menor custo e menor gasto de tempo na administração do salbutamol por inalador dosimetrado em relação ao fenoterol por nebulização.

Keywords : cão; fenoterol; salbutamol; inalação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)