SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Effect of inactive dry yeast from sugar cane as protein source on rumen fermentation in Saanen goatsIn situ dry matter degradability of three tropical forages of green chopped and ensiled forms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

FURTADO, R.N. et al. Valor nutritivo de dietas contendo torta de mamona submetida a métodos alternativos de destoxificação para ovinos. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 155-162. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000100022.

Avaliaram-se o consumo e a digestibilidade de nutrientes por ovinos alimentados com rações contendo torta de mamona sem tratamento (NT), tratadas com calcário calcítico (CC), ureia (UR), fosfato monobicálcico (FOS) e por autoclave (ACL). Foram utilizados 20 ovinos em delineamento em blocos ao acaso, sendo 10 machos inteiros e 10 fêmeas, mestiços de raça Morada Nova. As dietas foram isoproteicas e isoenergéticas. A ricina foi parcialmente desnaturada pelos tratamentos de destoxificação da torta de mamona. Não houve efeito dos tratamentos de destoxificação da torta de mamona sobre o consumo de nutrientes. A digestibilidade da fibra em detergente neutro no tratamento NT foi de 57,5%, maior que no tratamento CC, de 52,4%. A digestibilidade do extrato etéreo foi mais alta no tratamento CC, média de 71,3%, em relação ao tratamento FOS, de 68,2%. Houve maior consumo de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido dos machos em relação às fêmeas quando o consumo foi expresso em g/dia. A torta de mamona NT pode ser utilizada em dietas de ovinos como alimento proteico alternativo, participando em até 8% da dieta total, sem ocasionar redução expressiva no consumo e na digestibilidade.

Keywords : ovino; biodiesel; digestibilidade; ricina; Ricinus communis; subproduto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese