SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Digestibilidade do fósforo em dietas como estratégia nutricional para redução de efluentes da tilapiculturaHematologia de tilápia-do-nilo alimentada com suplemento à base de algas frente a desafios de estresse agudo e crônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

SOUSA, R.M.R. et al. Desempenho produtivo de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) alimentadas em diferentes frequências e períodos com dispensador automático. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 192-197. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000100027.

Avaliou-se o desempenho de tilápias-do-nilo (Oreochromis niloticus) produzidas em tanque-rede, providas de dispensadores automáticos de ração, alimentadas em diferentes frequências - uma vez por hora e a cada duas horas - e períodos - durante o dia, à noite ou ambos. Dezoito tanques-rede de 1.0m3 foram colocados em um tanque de 2000m2 com dois metros de profundidade e renovação de água de 5%. Cento e setenta tilápias, com peso inicial de 16.0±4.9g foram distribuídas em cada tanque-rede de 1m3 e a taxa alimentar foi ajustada a cada 21 dias junto com as biometrias. As medidas foram coletadas de março a julho (outono e inverno). Observou-se diferença significativa para peso final (P<0.05) entre os tratamentos. O aumento da frequência alimentar melhorou o desempenho produtivo de tilápias-do-nilo produzidas em tanque-rede e permitiu melhor manejo alimentar. A melhor conversão alimentar para alta frequência, 24 vezes dia-1, pode resultar em uma economia de até 360kg de ração por tonelada de peixe produzido, melhorando a sustentabilidade econômica para produção de tilápia e sugerindo menor poluição ambiental.

Palavras-chave : peixe; alimentação automática; tanque-rede; manejo alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês