SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue1Productive performance of Nile tilapia (Oreochromis niloticus) fed at different frequencies and periods with automatic dispenserGrowth and development of estuarine dolphin (Sotalia guianensis) from Espírito Santo coast author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

GARCIA, F. et al. Hematologia de tilápia-do-nilo alimentada com suplemento à base de algas frente a desafios de estresse agudo e crônico . Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 198-204. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000100028.

Avaliou-se o efeito da suplementação com produto à base de algas, ergosan, em dietas para tilápias Oreochromis niloticus, submetidas ao desafio de estresse agudo e crônico sobre as características hematológicas. O ensaio foi realizado com tilápias jovens (15g) em caixas de 500L de capacidade de estocagem, em sistema com recirculação da água, com fluxo constante, na densidade de 35 peixes por caixa. Os peixes foram alimentados com as dietas-teste durante 10 dias e, ao final deste período, voltaram a receber dieta isenta de ergosan, quando foram submetidos aos desafios de estresses agudo e crônico. Utilizou-se o delineamento inteiramente ao acaso (DIC), em esquema fatorial 4x2, sendo testados: quatro porcentagens do suplemento 0; 0,25; 0,5 e 1% de ergosan na ração em dois tipos de estresse, agudo e crônico. Os resultados permitem concluir que os estímulos de estresse aplicados foram capazes de provocar alterações fisiológicas nos peixes, incluindo redução no número de eritrócitos, eritroblastos e leucócitos e aumento do volume corpuscular médio dos eritrócitos. A administração oral de 1% de suplemento durante 10 dias para juvenis de tilápia-do-nilo, em condição de estresse agudo, induz o incremento de 69% no número de trombócitos circulantes. 

Keywords : ergosan; Oreochromis niloticus; peixe; temperatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese