SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Hematologia de tilápia-do-nilo alimentada com suplemento à base de algas frente a desafios de estresse agudo e crônicoPresença do vírus da síndrome da mancha branca em crustáceos decápodes silvestres em lagoas costeiras no Sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935

Resumo

CARVALHO, A.P.M. et al. Crescimento e desenvolvimento de boto-cinza (Sotalia guianensis) do litoral do Espírito Santo. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.1, pp. 205-208. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000100029.

Estudou-se o desenvolvimento do boto-cinza (Sotalia guianensis) do litoral do Espírito Santo e verificou-se se a análise das radiografias da aleta peitoral pode ser utilizada para tal. Trinta e sete botos passaram pela determinação do comprimento total (CT), análise do grau de fusionamento das vértebras e radiografia das aletas peitorais. O CT ao nascimento foi de 103,3cm e o de animais maduros fisicamente 187,5cm. Observou-se correlação entre o CT, as epífises distais do rádio e da ulna e correlação entre o grau de fusionamento vertebral e a epífise distal do rádio. Concluiu-se que a análise radiográfica das aletas peitorais é uma boa maneira de avaliar o grau de maturação física do boto.

Palavras-chave : Sotalia guianenis; radiografia; maturação física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português