SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue4Yersiniosis in Trachinotus marginatus (pampo): histopathological and immunohistochemical diagnosticEvaluation of the integrated parasite control in a semi-intensive goat farming in the region of Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

MAKINO, L.C. et al. Morfologia e quantificação da microbiota intestinal do curimbatá (Prochilodus lineatus) e do cascudo cinza (Pterygoplichthys anisitsi) cultivados em cativeiro. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.4, pp. 916-926. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000400019.

Todos os animais vivem em íntima associação com micro-organismos que desempenham importantes funções em seu desenvolvimento normal. Nos vertebrados, a mais populosa e complexa comunidade de micro-organismos reside no trato intestinal. O intuito do estudo foi quantificar, classificar e verificar morfologicamente a população microbiana intestinal de duas importantes espécies de peixes de água doce, o curimbatá (Prochilodus lineatus) e o cascudo cinza (Pterygoplichthys anisitsi). As amostras foram coletadas por meio de raspagens da mucosa intestinal, diluídas seriadamente até 10-4, semeadas em placas contendo ágar soja tripticaseína (TSA) e ágar chocolate (AC) para contagem de bactérias totais e identificação morfológica por Gram, em aerobiose e em anaerobiose facultativa, respectivamente. As contagens de bactérias totais mostraram resultados que variaram entre 103 e 104ufc.mL-1. Os tipos morfológicos encontrados foram cocos, leveduras e bastonetes Gram negativos e positivos. Estudos adicionais sobre os padrões de colonização microbiana e a morfologia dos micro-organismos aderidos à mucosa intestinal foram possíveis com o uso da microscopia eletrônica de varredura (MEV), sendo encontradas formas variadas de micro-organismos, tais como leveduras, formas cocoides e bacilares flageladas e não flageladas. A microbiota intestinal do curimbatá e a do cascudo cinza provaram ser bastante diversas e populosas, com o predomínio de micro-organismos Gram negativos.

Keywords : microbiologia; peixe; intestino; morfologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese