SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue4Evaluation of the integrated parasite control in a semi-intensive goat farming in the region of Santa CatarinaSupplementation of Nelore steers under grazing during the rainy/dry transition period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

ALVES, L.A.O. et al. Produção de antígeno e separação da proteína p28 por microfiltragem seriada para sorodiagnóstico da artrite encefalite caprina por ensaio imunoenzimático. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.4, pp. 935-942. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000400021.

Este estudo teve como objetivo produzir um antígeno (Ag) a partir de cultura de células de membrana sinovial caprina (MSC) infectadas com o vírus de artrite encefalite caprina (CAEV), pela técnica de microfiltração seriada, substituindo a ultracentrifugação em colchão de sacarose (UCCS) para utilização em ELISA indireto (ELISA-i). Amostras de 188 soros caprinos, que previamente foram testados pelo Western blot (WB) com Ag UCCS, foram submetidas à análise pelo ELISA-i com o novo antígeno produzido, que mostrou concordância de 92% em relação ao antígeno UCCS. A sensibilidade e a especificidade do ELISA em relação ao WB foram de 95,6% e 88,5%, respectivamente. A nova técnica, criada a partir de microfiltrações, mostrou-se efetiva e de baixo custo para o diagnóstico sorológico de anticorpos para CAEV em comparação ao antígeno ultracentrifugado, e constitui uma alternativa viável para produção de antígeno purificado de lentivírus de pequenos ruminantes.

Keywords : caprino; CAEV; ELISA; lentivírus de pequenos ruminantes; Western blot.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese