SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue4Ruminal fermentative parameters and concentration of purine derivatives in lactating dairy cows fed cashew nutMapping of QTL on chromosomes 1, 2, 3, 12, 14, 15 and X in pigs: characteristics carcass and quality of meat author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

ARAGAO, A.S.L. et al. Farelo de manga na dieta de cordeiros em confinamento. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.4, pp. 967-973. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000400025.

Avaliou-se o efeito da substituição do milho por farelo de manga em dietas para ovinos. As características avaliadas foram: consumo e digestibilidade aparente da matéria seca (MS), da proteína bruta (PB), da fibra em detergente neutro (FDN), da matéria orgânica (MO), do extrato etéreo (EE), da energia bruta (EB), da energia digestível (ED), dos carboidratos não fibrosos (CNF) e dos carboidratos totais (CT). Vinte e quatro cordeiros Santa Inês foram distribuídos em delineamento inteiramente ao acaso, com quatro tratamentos, constituídos pelas porcentagens de substituição do milho pelo farelo de manga - 0, 33, 66 e 100% -, com seis repetições. A matéria seca fecal foi estimada utilizando-se o indicador LIPE®. Não houve efeito da inclusão do farelo de manga sobre o consumo dos nutrientes e nos coeficientes de digestibilidade. Os consumos de EB e ED, em kcal/gMS, aumentaram linearmente com a inclusão do farelo de manga. O farelo de manga pode substituir o milho em dietas para ovinos, sem comprometer o consumo e a digestibilidade dos nutrientes, indicando a possibilidade de uso na dieta desses animais como alimento alternativo.

Keywords : fruta; confinamento; consumo; coprodutos; digestibilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese