SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue4Performance of broiler chickens fed diets containing different levels of metabolizable energyEffects of cashew nut shell liquid (CNSL) on the performance of broiler chickens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

SILVA, V.K.; MORITA, V.S.  and  BOLELI, I.C.. Desempenho e rendimento de carcaça de frangos de corte alimentados com pectina na ração. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.4, pp. 1017-1026. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000400031.

Avaliou-se o efeito da ingestão contínua de pectina em 720 frangos de corte sobre o desempenho e rendimento de carcaça e o consumo de água. O delineamento foi inteiramente ao acaso, em esquema de parcela subdividida, com níveis de pectina 0, 1, 3 e 5%, e idade primeira, segunda, terceira, quarta, quinta e sexta semanas, com seis repetições por tratamento. A viabilidade criatória não foi influenciada pela pectina na ração. O peso vivo, o consumo de ração e o ganho de peso diminuíram, e a conversão alimentar aumentou com a ingestão de pectina aos 35 e 42 dias. Não houve efeito da pectina sobre o consumo de ração (CR) e o consumo de água (CAg) na terceira semana. Na sexta semana, o CAg e a relação CAg:CR aumentaram com a ingestão de pectina. Aos 35e 42 dias, todos os parâmetros avaliados para rendimento de carcaça e corte diminuíram com o aumento da ingestão da fibra, sendo que apenas o rendimento de coxa+sobrecoxa não sofreu influência aos 42 dias. Os dados mostram que a ingestão contínua de até 1% de pectina na ração mantém o desempenho máximo das aves e que o consumo acima desse nível prejudica os parâmetros zootécnicos e aumenta o consumo de água na fase de maior crescimento.

Keywords : frango; aditivo; carcaça; consumo de água; fibra solúvel.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese