SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue4Effects of cashew nut shell liquid (CNSL) on the performance of broiler chickensCarcass quality of buffalo (Bubalus bubalis) finished in silvopastoral system in the Eastern Amazon, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

BARBOSA, V.M. et al. Avaliação da qualidade da casca dos ovos provenientes de matrizes pesadas com diferentes idades. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.4, pp. 1036-1044. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000400033.

Foi realizado um estudo sobre qualidade da casca dos ovos incubáveis provenientes de matrizes pesadas com diferentes idades, por meio da avaliação da relação entre peso da casca e peso do ovo e análises de peso específico, espessura, porosidade, resistência e microscopia eletrônica. Os dois tratamentos foram definidos pela idade da matriz, sendo considerados ovos de matrizes novas - 33 semanas - e de matrizes velhas - 63 semanas. Os ovos de matrizes com 33 semanas foram mais leves, e o número de poros por cm2 foi menor que o de ovos das aves mais velhas. Ovos de aves com 63 semanas apresentaram menor percentual de casca em relação ao peso do ovo, menor peso específico e menores resistência e espessura da casca. A proporção das membranas da casca em relação à sua espessura total foi maior nas matrizes mais novas. Concluiu-se que ovos de matrizes velhas têm qualidade de casca inferior aos ovos das matrizes novas e que as membranas da casca nos ovos de matrizes novas desempenham papel relevante em sua estrutura.

Keywords : incubação; matrizes pesadas; qualidade de casca do ovo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese