SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue5Nutritional diversity of agricultural and agro-industrial by-products for ruminant feedingMethod of using increasing levels of substitution of the basal diet by test feedstuffs in pig digestibility trials author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

SILVA, N.A.M. et al. Proposta de análise genética de curvas de crescimento de bovinos por meio do algoritmo SAEM. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.5, pp. 1256-1264. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000500025.

Compararam-se duas diferentes metodologias na avaliação genética de curvas de crescimento de animais Nelore: o algoritmo SAEM e o método Two-step. Para a implementação dessas metodologias, foram utilizados o modelo de crescimento de Brody modificado e o modelo touro. A diferença entre o SAEM e o Two-step é que o algoritmo SAEM estima simultaneamente parâmetros do modelo e efeitos genéticos e ambientais, e o método Two-step faz esse processo de estimação em duas etapas distintas. Mais ainda, o algoritmo SAEM utiliza o método de máxima verossimilhança, e o do Two-step o de máxima verossimilhança restrita. Foram obtidos, com base nas metodologias testadas, além das estimativas de efeitos fixos e parâmetros genéticos, os valores genéticos preditos para os touros avaliados. A partir dos valores genéticos preditos, foram obtidas as curvas genéticas para os touros. O algoritmo SAEM mostrou-se consistente na estimação dos efeitos fixos e na predição dos efeitos aleatórios, apresentando-se como uma alternativa viável para avaliação genética de animais Nelore.

Keywords : componentes de (co)variância; algoritmo estocástico EM; curvas genéticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese