SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue5Influence byproducts of oleaginous on ruminal parameters and degradation of dry matter and crude proteinCharacterization of gene polymorphisms related to immune system physiology in Mangalarga horses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

AGY, M.S.F.A. et al. Comportamento ingestivo e respostas fisiológicas de cabritos alimentados com dietas contendo torta de girassol oriunda da produção de biodiesel. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2012, vol.64, n.5, pp. 1292-1301. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-09352012000500029.

Avaliou-se o efeito de dieta com torta de girassol, oriunda da produção de biodiesel, sobre o comportamento ingestivo e a resposta fisiológica de 32 cabritos ½ sangue Boer, não castrados, com peso médio inicial de 15,3±3,2kg e idade média de 135 dias. Utilizou-se delineamento inteiramente ao acaso, com quatro tratamentos 0; 8; 16 e 24% de inclusão da torta de girassol e oito repetições. O tempo despendido com ruminação, ócio e mastigação total não foi influenciado pela dieta, e observou-se efeito linear crescente sobre o tempo de ingestão em min/período e em min/dia. A eficiência de ingestão e ruminação da matéria seca e da fibra em detergente neutro também não diferiu entre dietas. Quanto às respostas fisiológicas, as frequências respiratória e cardíaca e as temperaturas retal e superficial não sofreram influência da dieta. Concluiu-se que a torta de girassol pode ser incluída até 24% da matéria seca em dietas de cabritos ½ sangue Boer sem comprometer o comportamento ingestivo e os parâmetros fisiológicos desses animais. O fornecimento de dietas com até 24% de matéria seca de torta de girassol não interfere no estresse calórico de cabritos.

Keywords : caprino; ingestão; ruminação; temperatura retal; torta de oleaginosa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese