SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue5Virulence genes and genetic diversity in Salmonella spp. isolated from samples of swine originThe use of paca peritoneum preserved in supersaturated sugar solution 300% or glycerine 98% implanted in the abdominal wall of rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

SOUZA, C.M. et al. Administração subcutânea de cetoprofeno reduz o crescimento do tumor sólido de Ehrlich em camundongos. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2014, vol.66, n.5, pp.1376-1382. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-6729.

O cetoprofeno é uma droga anti-inflamatória não esteroidal (NSAID), que exerce efeito anti-inflamatório, antiproliferativo e antitumoral em condições neoplásicas e não neoplásicas. Foram investigados os efeitos desse composto sobre o desenvolvimento tumoral de camundongos Swiss previamente inoculados com células do tumor de Ehrlich. Para realização deste estudo, o tumor sólido foi obtido a partir de células do fluido ascítico do tumor de Ehrlich suspendido em solução salina fisiológica para se obter 2,5x106 de células em 0,05mL. Após a inoculação do tumor, os animais foram separados em dois grupos (n = 10). Os animais do grupo tratado receberam cetoprofeno 0,1μg/100μL/animal por via intraperitoneal, em intervalos de 24 horas durante 10 dias consecutivos, e o controle 100µL de solução salina. No final do experimento, os animais foram sacrificados, e o tumor removido. Foram analisados o crescimento do tumor e as características histomorfológicas e imunoistoquímicas para CDC47 (marcador de proliferação celular) e para CD31 (marcador de vasos sanguíneos). Os animais tratados com o cetoprofeno 0,1μg/100μL/animal apresentaram menor crescimento do tumor. O tratamento não influenciou significativamente o tamanho das áreas de neoplasia, inflamação, necrose e hemorragia. Em contraste, uma menor taxa de proliferação das células neoplásicas foi observada nos animais tratados com cetoprofeno em comparação com o grupo controle. A participação do cetoprofeno em controlar a proliferação de células neoplásicas abre perspectivas para sua utilização em terapia clínica antineoplásica.

Keywords : inflamação; proliferação celular; cetoprofeno; neoplasia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )