SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue5Effect of age on fertility and embryonic loss of mares inseminated with jackass semen diluted and cooled at 5ºC for 12 hoursFungi in the respiratory tract of horses with recurrent airway obstruction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

RAFAEL, L.A. et al. Avaliação do efeito trombogênico da perfusão regional intravenosa com gentamicina em equinos. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2014, vol.66, n.5, pp.1449-1456. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-6708.

A extremidade distal dos equinos é frequentemente afetada por processos sépticos de difícil tratamento. A perfusão regional intravenosa de antimicrobianos é uma opção de tratamento para esses processos, pois aumenta a concentração do fármaco no local mediante pequenas doses. Entretanto, apesar de ser muito utilizada recentemente, ainda apresenta várias questões. O objetivo deste trabalho foi avaliar as possíveis complicações da técnica, com o uso da gentamicina na dose de 2,2mg/kg na veia cefálica de equinos. Utilizaram-se 15 equinos hígidos divididos aleatoriamente em três grupos de cinco animais: grupo somente com torniquete (GT), grupo que recebeu 40mL de solução fisiológica (GSF) e grupo que recebeu gentamicina na dose de 2,2mg/kg, acrescida de solução fisiológica até completar o volume de 40mL (GSG). O membro perfundido foi avaliado por termografia e ultrassonografia duplex em cores ao longo do tempo. Os dados foram submetidos à análise pelos testes de Tukey e de Dunnett, e o nível de significância adotado foi de P<0,05. Todos os grupos apresentaram escore trombótico zero, e não houve diferença significativa entre os grupos quanto ao diâmetro médio da veia e da temperatura dos membros. A antibiose intravenosa regional com 2,2mg/kg de gentamicina, em dose única, não acarretou o desenvolvimento de trombose na veia cefálica.

Keywords : perfusão regional; artrite séptica; trombose e cavalos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )