SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue5Diet for compensatory gain of feedlot lambs: performance and morphometry of the rumen and small intestineCalcium digestibility from feedstuffs for pigs evaluated using two methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

AQUINO, T.M.F. et al. Níveis de inclusão do farelo de arroz parboilizado em rações para leitões na fase de creche. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2014, vol.66, n.5, pp.1531-1538. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-6423.

Foram conduzidos dois ensaios para avaliar a utilização do farelo do farelo integral de arroz parboilizado (FIAP) em rações para leitões na fase de creche. No primeiro, foram utilizados 14 suínos machos castrados para a avaliação nutricional do ingrediente em ensaio de digestibilidade. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso, com dois tratamentos e sete repetições por tratamento. O FIAP apresenta 17,15% de PB, elevado teor em fibras (33,75% de FDN e 15,91% de FDA) e teor reduzido de energia metabolizável, próximo a 2320kcal/kg. No segundo experimento, foram utilizados 60 leitões machos castrados, com o objetivo de avaliar o desempenho zootécnico, a ocorrência de diarreia e a viabilidade econômica do farelo de arroz parboilizado. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com cinco tratamentos (0, 4, 8, 12 e 16% de inclusão) e seis repetições. Não houve diferença significativa entre o tratamento controle e os tratamentos teste (P>0,05), assim como para a análise de regressão, em que os crescentes níveis de inclusão do ingrediente não resultaram em piora no desempenho (P>0,05). O FIAP pode ser incluído até o nível de 16% em rações para leitões na fase de creche.

Keywords : análise econômica; desempenho; ocorrência de diarreia; subproduto do arroz; suínos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )