SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 issue5Calcium digestibility from feedstuffs for pigs evaluated using two methodsAddition of lysine in experimental diets for Nile tilapia juveniles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935

Abstract

PASQUETTI, T.J. et al. Glicerina bruta para codornas de corte, de um a 14 e de 15 a 35 dias de idade. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2014, vol.66, n.5, pp.1547-1556. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7225.

Três experimentos foram conduzidos para determinar o valor nutritivo da glicerina bruta (GB), bem como verificar o desempenho de codornas de corte alimentadas com essa fonte alternativa de alimento. No experimento I, foram utilizadas 75 codornas, distribuídas em delineamento inteiramente ao acaso (DIC), com três tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos consistiram de uma ração referência (RR) e duas rações teste (RT), e a GB substituiu a RR em níveis de oito e 12%. O valor estimado de energia metabolizável aparente corrigida para balanço de nitrogênio (EMAn) foi de 4.893kcal/kg. No experimento II, de um a 14 dias de idade, foram utilizadas 1.320 codornas, não sexadas, distribuídas em DIC, com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por seis rações com níveis crescentes (0, 3, 6, 9, 12 e 15%) de GB. O peso vivo (PV), o ganho de peso (GP), o consumo de ração (CR), a conversão alimentar (CA), a biomassa corporal acumulada (BCA) e a umidade da cama (UC) aumentaram linearmente com a inclusão de GB. No experimento III, de 15 a 35 dias de idade, foram utilizadas 1.032 codornas, distribuídas sob as mesmas condições do experimento II. O GP, o CR, a BCA, a UC, o peso de peito (PPEI) e o rendimento de peito (RPEI) aumentaram linearmente com a inclusão de GB. Considerando-se os dados de desempenho, a GB pode ser incluída até o nível de 15%.

Keywords : Coturnix coturnixsp.; desempenho; energia metabolizável.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )