SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue5Plasma PGFM and progesterone concentrations, luteolysis moment and estrous cycle length in Nelore cows submitted to uterine biopsies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SALGADO, M.; ALEUY, O. A.; SEVILLA, I. A.  and  TRONCOSO, E.. Detecção de Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis em uma interface gado/pudu. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2015, vol.67, n.5, pp.1205-1209. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-7530.

RESUMO

O agente etiológico da paratuberculose é o Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (Map). No Chile, já foi gerada informação do isolamento do Map em ruminantes domésticos e em algumas espécies selvagens, porém essa informação deve ser expandida a outras espécies. O presente estudo está focado na espécie selvagem herbívora, o Pudu (Pudu puda), que é considerado um dos cervos menos conhecidos da América do Sul, e que está em extinção. Essa espécie compartilha as pastagens com o gado no sul do Chile, local do país onde está concentrada a maior parte do rebanho leiteiro. Foram obtidas amostras de 3 pudus de uma fazenda de gado leiteiro, onde previamente havia sido confirmada a infecção por Map em bovinos. Os três pudus eliminavam a bactéria nas fezes, e os isolados fecais foram do mesmo tipo do Map relatado para os bovinos. Este estudo representa o primeiro relato de caso de isolamento do Map em pudu em vida silvestre. Também é a primeira associação documentada entre um rebanho leiteiro infectado com Map e a infecção de uma espécie silvestre de vida livre, tal como o pudu na região de Los Ríos, no Chile. A transmissão interespécies do Map, do mesmo modo que de outros patógenos de ruminantes para o pudu, já foi demonstrada, assim os resultados deste estudo sugerem que essa espécie de vida extensiva, que habita a mesma região leiteira no sul do Chile, pode representar mais um caso de repercussão ao hospedeiro.

Keywords : paratuberculose; Map; animais selvagens; infecção; repercussão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )