SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue5Cardiopulmonary parameters in propofol- or thiopental-anesthetized dogs induced to pulmonary hypertension by serotoninOccurrence of Leishmania infantum in dog feces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

MAMAO, L. D. et al. Avaliação hemogasométrica em cadelas com piometra. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2015, vol.67, n.5, pp.1241-1248. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8169.

A piometra é uma afecção comum em cadelas com uma etiologia hormonal associada à infecção bacteriana, levando ao acúmulo de exsudato uterino. Desequilíbrios ácido-base e hidroeletrolíticos são complicações que contribuem para a progressão da doença, o que piora o estado geral da paciente e pode levá-la ao óbito. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar os distúrbios ácido-base e eletrolíticos em cadelas com piometra, além de avaliar se a terapia hídrica pré-cirúrgica (Ringer lactato) é efetiva na correção desses desequilíbrios. Vinte cadelas com piometra foram submetidas à hemogasometria em oito tempos preestabelecidos. Concluiu-se que o distúrbio ácido-base mais frequente foi a alcalose respiratória e que a terapia hídrica no pré-cirúrgico com solução Ringer lactato foi efetiva na correção da acidose metabólica e proporcionou melhora na alcalose respiratória, embora não tenha corrigido quadros de alcalose metabólica.

Keywords : piometra; cadela; desequilíbrios ácido-base e hidroeletrolíticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )