SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue5Comparison of the proximal tibial angles between Labrador Retrievers and other dog breeds with and without cranial cruciate ligament ruptureEffects of sudden intake of melon on blood gas, biochemical and hematological parameters of sheep author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

GEHRCKE, M. I. et al. Calorimetria indireta na monitoração hemodinâmica e metabólica em cães sob diferentes situações hemodinâmicas. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2015, vol.67, n.5, pp.1263-1271. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8266.

A monitoração do estado hemodinâmico visa ao equilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio tecidual. O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização da calorimetria indireta (CI) frente à termodiluição (TD) em cães sob diferentes estados hemodinâmicos. Utilizaram-se nove cães pesando 19,6±1,3kg, os quais foram anestesiados com isofluorano a 1,4V% (Basal), submetidos à ventilação mecânica (VM) e estados hipodinâmico (Hipo), com isofluorano a 3,5V%, e hiperdinâmico (Hiper), com dobutamina a 5µg/kg/min. Utilizou-se um cateter de Swan-Ganz para aferição do índice cardíaco (IC) por TD, cálculo do consumo de oxigênio pelo método de Fick (VO2Fick) e para coleta de sangue venoso central e misto. Com a CI, obtiveram-se os valores de consumo de oxigênio (VO2), produção de CO2(VCO2) e expirado de CO2 (EtCO2). Para a determinação do IC por CI, utilizou-se o princípio de Fick com os valores de VO2 e os sangues arteriais e venosos misto (Fickmix) ou central (Fickvc), e pela relação dos valores de VCO2 e EtCO2(FickCO2). A análise estatística compreendeu os testes de Dunnet, para diferença entre as fases, e Tukey, para diferenças entre os métodos (P≤0,05). Foram realizadas as análises de correlação de Pearson e de concordância de Bland-Altman. A CI forneceu valores de VO230 a 40% maiores que VO2Fick, mas identificou a redução no VO2 após a VM e Hipo, o que não ocorreu com VO2Fick. Os valores de VCO2diminuíram nas fases VM e Hipo. Houve redução do IC na fase Hipo com todos os métodos e aumento na fase Hiper com TD e Fickvc. Os valores de IC pelos métodos de Fickmixe Fickvc foram maiores que TD em todos os momentos, e FickCO2foi menor que TD na fase Hiper. Nenhum dos métodos apresentou concordância e correlação com a TD. Conclui-se que a CI pode ser utilizada na mensuração do VO2 e VCO2 de cães sob diferentes estados hemodinâmicos. Contudo, embora seja possível a identificação dos diferentes estados hemodinâmicos, os valores de IC não podem ser comparados à termodiluição.

Keywords : índice cardíaco; hipotensão; consumo de oxigênio; produção de CO2; análise de Bland-Altman.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )