SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue5Kinetics and morphology of common carp sperm cryopreserved in powdered coconut water ACP-104Energetic status of crossbreed dairy cows during transition period in two different seasons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SOUZA, M. S. de et al. Ocorrência de Cryptosporidium spp. em animais exóticos de companhia no Brasil. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2015, vol.67, n.5, pp.1321-1326. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-7468.

A infecção por algumas espécies ou genótipos de Cryptosporidiumrepresenta um risco em potencial para a saúde pública, principalmente por causa de morbidade e mortalidade em crianças de zero a cinco anos de idade e em pacientes imunodeprimidos. Embora existam alguns relatos de infecção por Cryptosporidiumem animais de companhia, sua participação na epidemiologia da criptosporidiose humana é incerta, e a literatura sobre esse tema ainda é bastante escassa. O objetivo deste estudo foi determinar a ocorrência e realizar a classificação molecular deCryptosporidiumspp. em amostras fecais de animais exóticos criados como animais de estimação no Brasil. Um total de 386 amostras de seis espécies de animais foi colhido e armazenado em solução de dicromato de potássio 5% a 4°C. Os oocistos foram purificados por centrífugo-sedimentação em água/éter, seguindo-se a extração de DNA genômico e a realização da nestedPCR para amplificação de fragmento parcial do gene da subunidade 18S do rRNA. Positividade para Cryptosporidiumspp. foi observada em 11,40% (44/386) das amostras. O sequenciamento de fragmentos amplificados permitiu a identificação de Cryptosporidium tyzzeri em camundongos,Cryptosporidium murisem camundongos, hamster e chinchila, Cryptosporidium parvumem chinchila, Cryptosporidiumgenótipo hamsterem hamstere Cryptosporidiumsp. em porquinho-da-índia. Os resultados deste estudo mostram que há uma variedade de espécies de Cryptosporidiumpresentes em animais exóticos de companhia no Brasil. Os dados sugerem que esses animais podem participar da epidemiologia da criptosporidiose humana, particularmente por seu estreito convívio.

Keywords : PCR; saúde pública; zoonoses.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )