SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue5Milk production and methane emissions in the region of Corede, RSQualitative aspects and biomass production in oats and ryegrass pastures cultivated pure or intercropping and subjected to lenient grazing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

MEINERZ, G. R. et al. Utilização da biomassa remanescente de pastagens de estação fria para produção de forragem conservada. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2015, vol.67, n.5, pp.1390-1398. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-7418.

Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de avaliar a utilização da biomassa remanescente de pastagens de estação fria para produção de silagem e feno. As espécies testadas foram: aveia preta cv. Agro Zebu, azevém anual cv. Comum e trigo cv. BRS Tarumã. As forrageiras foram pastejadas por vacas em lactação da raça Holandesa, sob método de pastejo de lotação rotacionada. A silagem e o feno foram elaborados da biomassa remanescente das pastagens, 20 dias após o final do período de pastejo. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso, em arranjo fatorial 3x2, com três repetições. Foram avaliados o rendimento de forragem, a composição botânica e a estrutural da forragem conservada, os parâmetros fermentativos da silagem e o valor nutritivo da silagem e do feno. O rendimento de forragem foi similar entre as espécies, e o material ensilado apresentou pequenos percentuais de lâminas foliares e grãos. A silagem apresentou características fermentativas desejáveis. A ensilagem apresentou menores perdas de componentes solúveis e proporcionou uma forragem com valor nutritivo mais elevado em relação à fenação, sendo a forma mais indicada para conservar a biomassa remanescente de pastagens de estação fria.

Keywords : aveia; azevém; feno; silagem; trigo; valor nutritivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )