SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue5Growth performance and economic of Pseudoplatystoma sp fed with protein levels reared in net cagesPerformance of Nile tilapia fingerlings fed dehydrated cassava leaf in the diet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

PONTES, C. S. et al. Frequência de oferta alimentar e desempenho zootécnico de juvenis do camarão rosa (Farfantepenaeus paulensis). Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2015, vol.67, n.5, pp.1415-1420. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8193.

RESUMO

Acredita-se que uma frequência maior de alimentação traz benefícios imediatos, incluindo a redução da lixiviação de nutrientes e o aumento do crescimento do camarão. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes frequências de oferta de alimento sobre o crescimento de Farfantepenaeus paulensis. Juvenis de Farfantepenaeus paulensis foram criados por 30 dias em tanques-rede, na densidade de estocagem de cinco camarões/m 2. Os camarões foram alimentados em comedouros com 8% da sua biomassa/dia, ofertados em parcelamentos de uma, duas, três e quatro vezes ao dia, com quatro repetições para cada tratamento. Os resultados mostraram que não ocorreram diferenças (5% de probabilidade) no ganho de biomassa de F. paulensis quando a frequência alimentar foi de duas, três ou quatro vezes ao dia. No entanto, os dados indicam que a frequência alimentar de uma vez ao dia interferiu negativamente no ganho de peso dessa espécie. Conclui-se que o fornecimento de ração com 35% de proteína bruta duas vezes ao dia é suficiente para o crescimento de F paulensis. O fornecimento de alimento três ou quatro vezes ao dia poderia acarretar maiores gastos no manejo de juvenis dessa espécie.

Keywords : frequência alimentar; carcinicultura; aquicultura.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )