SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue5Feeding frequency and growth performance of juvenile pink shrimp (Farfantepenaeus paulensis)Association between soybean oil and fish oil in the diet of lactating goats as a strategy to improve milk fatty acids profile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SANTOS, E. L. et al. Desempenho de alevinos de tilápia do Nilo alimentados com folha de mandioca desidratada na dieta. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2015, vol.67, n.5, pp.1421-1428. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8200.

O objetivo foi avaliar o crescimento e a viabilidade econômica de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), alimentados com diferentes níveis de farinha da folha de mandioca desidratada na ração (FFMD). Foram utilizados 80 alevinos distribuídos em 20 recipientes de 18L, constando de sistema de recirculação de água, durante um período de 51 dias. Cem exemplares, alimentados três vezes ao dia até a saciedade, foram distribuídos aleatoriamente em um delineamento experimental inteiramente casualizado, constituindo-se de 4 tratamentos (0, 5, 10 e 15% de adição da FFMD na ração) e 5 repetições cada. Os peixes alimentados com 10% de FFMD apresentaram melhor homogeneidade no crescimento. Entretanto, os indivíduos alimentados com inclusão de 5% de FFMD apresentaram homogeneidade de crescimento similar aos alimentados com 10%. Além disso, os peixes alimentados com 5% de FFMD obtiveram melhor desempenho zootécnico e viabilidade econômica da ração. Dessa maneira, recomenda-se a utilização de 5% da farinha de folha de mandioca desidratada em rações para tilápia do Nilo.

Keywords : alimentos alternativos; desempenho; Oreochromis niloticus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )