SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número1Método de Hemaglutinação Indireta alterado para facilitar a sorotipificação de Haemophilus parasuisCaracterísticas físicas e fertilidade do sêmen asinino fracionado e resfriado a 5ºC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão On-line ISSN 1678-4162

Resumo

GIRALDI, A.C.C. et al. Anatomia e segmentação pulmonar de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla - Linnaeus, 1758) de vida livre. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.1, pp.22-28. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9197.

O presente trabalho utilizou oito pulmões de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), jovens e adultos, de ambos os sexos, provenientes do Setor de Atendimento Clínico Cirúrgico de Animais Selvagens (SACCAS), do Hospital Veterinário "Dr. Halim Atique"( Unirp, localizado na cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo. Os animais foram encaminhados ao Laboratório de Anatomia Veterinária, onde se procedeu à separação dos órgãos, à lavagem em água corrente e à retirada do excesso de sangue, para serem fixados em formol a 10%. Após a fixação dos pulmões, estes foram dissecados para identificar os segmentos. Os animais apresentaram lobação pulmonar à direita em cranial, médio, caudal e acessório, sendo o lobo cranial dividido em partes cranial e caudal. A lobação pulmonar à esquerda apresentou cranial e caudal em 100% dos animais. Por sua vez, o lobo cranial, em 87,5%, dividiu-se em partes cranial e caudal, e em 12,5% não houve divisão. O pulmão direito apresentou maior tamanho do que o pulmão esquerdo. A árvore brônquica apresentou os brônquios principais direito e esquerdo, os quais se ramificam em brônquios lobares, que dão origem aos segmentos bronquiopulmonares. Em relação à segmentação bronquiopulmonar, foram observadas, à direita, de 14 (12,5%) a 18 segmentos (25%) e, à esquerda, de 10 (25%) a 30 segmentos (12,5%).

Palavras-chave : tamanduá-bandeira; pulmão; segmentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )