SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Arachnoid cyst in a dog: case reportIntestinal intussusception secondary to enteritis caused by Pythium insidiosum in a bitch: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

PERERA, S.C. et al. Eliminação de Dioctophyme renale pela urina em canino com dioctofimatose em rim esquerdo e cavidade abdominal - Primeiro relato no Rio Grande do Sul. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp.618-622. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9036.

Dioctophyme renale é um parasito que afeta tanto animais como humanos e tem como órgão de eleição o rim direito. Relata-se o caso clínico-cirúrgico de um paciente canino com histórico de eliminação de três exemplares de D. renale pela urina e presença de parasitos no rim esquerdo e na cavidade abdominal. No Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal de Pelotas, foram realizados exames pré-cirúrgicos, entre eles a ultrassonografia abdominal, que identificou a localização dos nematódeos, e o exame de Doppler pulsado dos vasos intrarrenais, que demonstrou aumento nos índices resistivos nas regiões avaliadas. O paciente foi conduzido para a realização de laparotomia exploratória, sendo removidos 23 parasitos da cavidade abdominal. A presença de D. renale causa graves lesões nos rins e nos demais órgãos da cavidade abdominal, sendo essencial o diagnóstico precoce e a remoção dos nematódeos para recuperação do paciente.

Keywords : parasitos; ultrassom abdominal; Doppler pulsado; laparotomia exploratória.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )