SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Egg production evaluation of laying hens by multivariate analysisValidation of Nanolipe ® as method to assess the apparent digestibility of nutrients on horses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

NAVES, D.A.S. et al. Preferência alimentar de filhotes de calopsitas (Nymphicus hollandicus) mantidos em cativeiro. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp.683-686. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9430.

Considerando a busca por melhorias no manejo e na manutenção da qualidade de vida de aves selvagens cativas, este trabalho teve como objetivo a avaliação da preferência alimentar de filhotes de calopsitas (Nymphicus hollandicus) mantidos em cativeiro. Trinta e dois filhotes de calopsitas com idade entre três e 12 meses de idade foram alojados em um viveiro de arame galvanizado contendo seis comedouros de cerâmica, sendo dois para ração extrusada, dois para ração farinhada e dois para a mistura de sementes. Tanto a ração extrusada quanto a ração farinhada são dietas comerciais para psitacídeos. Três potes redondos de cerâmica foram usados para fornecer água. As aves foram expostas a 12 horas de luz artificial (40W lâmpadas incandescentes) durante o período experimental de 27 dias. As aves foram observadas por filmagens de vídeo, diariamente, por meio de uma técnica de observação ad libitum. O consumo alimentar foi de 3,34±0,42g/ave/dia de ração extrusada, 1,58±0,44g/ave/dia de ração farinhada e 3,73±0,10g/ave/dia de mistura de sementes. Em conclusão, os filhotes de calopsitas preferiram a mistura de sementes e a ração extrusada em relação à ração farinhada.

Keywords : comportamento animal; psitacídeos; ração extrusada; ingestão de alimentos; sementes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )