SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Use of collard green stalks as environmental enrichment for cockatiels ( Nymphicus hollandicus ) kept in captivityMetabolism of broilers subjected to different lairage times at the abattoir and its relationship with broiler meat quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

WROBEL, F.L. et al. Características produtivas e nutricionais do feno de trigo cultivado em dois níveis de adubação nitrogenada e estádios de colheita. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.3, pp.725-732. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8272.

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a produção de fitomassa fresca e de fitomassa seca, assim como a composição física e bromatológica do feno do trigo cultivar BRS Umbu sob efeitos de dois níveis de adubação nitrogenada (120kg ha-1 e 180kg ha-1) e dois estádios fenológicos de colheita (pré-florescimento e grão farináceo). O delineamento experimental foi blocos ao acaso, em esquema fatorial 2x2, composto por quatro tratamentos com quatro repetições. Não houve interação (P>0,05) entre os níveis de adubação nitrogenada e os estádios fenológicos de colheita para todas as variáveis. A produção de fitomassa seca (P<0,05) nos estádios de grão farináceo e pré-florescimento foi de 10.171 e 4.982kg ha-1, respectivamente. A maior dose de N incrementou a produção de fitomassa seca em 775kg ha-1. Houve aumento da participação de espigas com o avanço do ciclo, apresentando-se 43,0% e 16,2% nos estádios grão farináceo e pré-florescimento, respectivamente. No estádio fenológico de pré-florescimento, a participação de folha verde foi superior (37,1% contra 9,8% da MS total). O feno colhido em estádio de grão farináceo apresentou menores teores de proteína bruta e fibra em detergente neutro. Os fenos produzidos apresentaram características distintas, o que permite seu uso em diferentes estratégias de alimentação de ruminantes.

Keywords : cereais de inverno; estádio fenológico; forragem conservada; ureia; valor nutricional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )