SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue5Equine metabolic syndrome in Colombian creole horse: case reportBlood gas alterations in horses subjected to small colon distention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

CARNEIRO, V.C. et al. Virulência, resistência e relação genética de Escherichia coli e Klebsiella sp.isoladas de potros de muar. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.5, pp.1073-1082. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9115.

Doenças respiratórias são comuns em potros de equinos, porém pouco se sabe sobre tais infecções em potros de muar. Este estudo buscou caracterizar Escherichia coli e Klebsiella sp. isolados de lavados traqueais (TW) e amostras fecais (FS) de potros de muar com e sem evidências citológicas de doença respiratória. As amostras bacterianas foram testadas contra 13 antimicrobianos, para a presença de genes de resistência estendida às betalactamases (ESBL) e de virulência. Filogrupagem e perfis de PCR randômicos (RAPD) foram usados para avaliar sua relação genética. As amostras de E. coli de TW e FS mostraram maior resistência à tetraciclina, enquanto as amostras de Klebsiella foram mais resistentes à ampicilina; multirresistência e produção de ESBL também foram detectadas. O gene blaCTX foi mais frequente entre E. coli, enquanto o gene blaSHV foi mais encontrado entre K. pneumoniae. O gene fimH foi detectado na maioria dos isolados de E. coli, enquanto múltiplos genes de virulência foram identificados em três isolados de E. coli. A maioria dos isolados de E. coli pertenceu ao filogrupo B1, porém somente isolados do filogrupo B2 apresentaram mais genes de virulência. Os ensaios de RAPD demonstraram a diversidade genética entre as amostras e distinguiram amostras TW e FS. O conhecimento de bactérias associadas a infecções de trato respiratório de potros de muar é importante no tratamento de animais doentes.

Keywords : Escherichia coli; Klebsiella; doença respiratória; virulência; resistência antimicrobiana.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )