SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue5Study of follicular and corpus luteum vascularization in mares treated with Equine Pituitary Extract using ultrasound color DopplerConfirmation and Sequence analysis of N gene of PPRV in South Xinjiang, China author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SOUZA, L.P. et al. Estudo anatômico, ultrassonográfico e tomográfico do aparato podotroclear de equinos adultos. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.5, pp.1097-1104. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9411.

A síndrome do navicular é uma condição que envolve o aparato podotroclear e representa uma das causas mais comuns de claudicação dos membros torácicos de equinos. Portanto, o estudo complementar da região reveste-se de grande interesse quando se refere ao diagnóstico e tratamento das claudicações dos equinos. O objetivo deste estudo foi demonstrar as diferenças dos achados imagenológicos entre a ultrassonografia e a tomografia computadorizada na avaliação das estruturas palmares do aparato podotroclear de equinos adultos e hígidos, bem como a descrição das estruturas observadas nas imagens obtidas com essas técnicas. Para isso, foram realizadas imagens de quatro peças anatômicas, as quais foram posteriormente seccionadas e utilizadas para a descrição anatômica. A utilização de peças anatômicas auxilia no conhecimento da anatomia normal, o que leva à melhor interpretação das imagens e aumenta a especificidade diagnóstica na detecção das alterações que as doenças acarretam. A ultrassonografia fornece informações relevantes quanto às estruturas estudadas, e sua associação com a tomografia computadorizada aumentou a acurácia da investigação. Apesar de o uso da tomografia computadorizada ser mais indicada para tecido ósseo, ela fornece informações importantes, podendo ser usada como uma ferramenta útil quando não se tem disponível a ressonância magnética em razão do custo ou da disponibilidade.

Keywords : diagnóstico; claudicação; navicular; tomografia computadorizada; ultrassom.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )