SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue5Cerebellar abiotrophy in a feline: case reportManual and automated blood cells count in ocelots (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SANTOS, E.R. et al. Bloqueio de plexo braquial em um bugio-ruivo (Alouatta guariba): relato de caso. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.5, pp.1186-1190. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9303.

Os bloqueios regionais vêm sendo explorados e difundidos no dia a dia da medicina veterinária. O presente trabalho relata a execução do bloqueio de plexo braquial em um bugio-ruivo (Alouatta guariba) submetido à amputação de três dígitos. Foi utilizada ropivacaína para o bloqueio, com o paciente sob anestesia geral, com auxílio de neuroestimulador periférico. Quatro horas após a cirurgia e cinco horas após o bloqueio, o paciente não apresentava desconforto ou evitava a manipulação do membro operado e não foram observadas complicações. O bloqueio do plexo braquial é mais comumente utilizado quando se pretende promover analgesia e relaxamento muscular do membro torácico em procedimentos cirúrgicos distais à articulação escápulo-umeral. Há carência em estudos anatômicos sobre diversos primatas, incluindo o bugio-ruivo (Alouatta guariba). Apesar da crescente expansão da clínica de animais silvestres, ainda há lacunas no que diz respeito à execução de técnicas anestésicas em diversas espécies.

Keywords : anestesia; analgesia; primata; animais silvestres.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )