SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue5Manual and automated blood cells count in ocelots (Leopardus pardalis - Linnaeus, 1758)Sclerosing encapsulating peritonitis in dog (Canis familiaris): case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SOUZA, J.O.T.  and  WOUK, A.F.P.F.. Angioceratoma conjuntival canino: relato de caso. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.5, pp.1198-1202. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9160.

O angioceratoma é um tumor de origem vascular, semelhante ao hemangioma, que se diferencia deste por alterações histológicas epiteliais. A apresentação ocular do angioceratoma é pouco frequente em cães, sendo mais comum a ocorrência de hemangioma e hemangiossarcoma. Neste relato, é descrito o caso de um cão, macho, da raça Border Collie, que apresentava uma massa localizada, hiperêmica, bem vascularizada e protrusa, na região temporal da conjuntiva bulbar do olho direito (OD). Foi realizado exame oftalmológico completo e ultrassonografia ocular, tendo sido possível observar que a massa não envolvia outras estruturas oculares além da conjuntiva. Dessa forma, foi realizada a conjuntivectomia parcial, e o material foi encaminhado para análise histológica. O exame histopatológico foi conclusivo para um angioceratoma e mostrou que as margens da amostra estavam livres. O procedimento cirúrgico com margem de segurança foi eficiente no tratamento da neoplasia, sem recorrência até o momento do presente relato.

Keywords : cães; tumor conjuntival; angioceratoma; hemangioma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )