SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue5Metabolic and hemodynamic evaluation of two long term sedation protocols in dogsGastroesophageal reflux in dogs undergoing conventional ovariohysterectomy using different premedications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SANTOS, R.S. et al. Mieloma múltiplo em cão com apresentação clínica atípica de paralisia facial bilateral: relato de caso. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.5, pp.1225-1230. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8182.

Objetivou-se com o presente trabalho relatar um caso de mieloma múltiplo (MM) em uma cadela com apresentação clínica atípica de rigidez da musculatura facial. Foram realizados hemogramas seriados, exames bioquímicos, sumário de urina, sorologia para leishmaniose, radiografias de crânio, citologia de medula óssea e eletroforese de proteínas séricas. O infiltrado plasmocitário em medula óssea >20%, a gamopatia monoclonal e as lesões compatíveis com lise óssea, observados no mielograma, eletroforese de proteínas e exame radiográfico, respectivamente, foram determinantes para conclusão diagnóstica de MM. A doença pode ter uma apresentação clínica variável em cães e representar um desafio ao diagnóstico na clínica de animais de companhia, principalmente em áreas endêmicas de doenças infecciosas que se manifestam com apresentações clínicas e laboratoriais semelhantes.

Keywords : neoplasia; canino; apresentação atípica; diagnóstico diferencial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )