SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue5Toxoplasma gondii in milk of naturally infected dairy ewes on west mesoregion of Santa Catarina state, BrazilPerformance and carcass traits of three commercial broiler genotypes fed different diets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SMANIOTTO, B.D. et al. Influência da idade na qualidade da casca e na penetração bacteriana em ovos de poedeiras leves. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2017, vol.69, n.5, pp.1301-1310. ISSN 1678-4162.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9341.

O presente estudo avaliou a influência da idade da ave sobre a qualidade da casca e na porcentagem de penetração bacteriana em ovos comerciais. Foram utilizados ovos brancos comerciais provenientes de poedeiras leves em primeiro ciclo de postura com 21, 39, 51 e 62 semanas de idade. As avaliações de qualidade da casca realizadas foram: peso do ovo, gravidade específica, porcentagem e espessura da casca, número e tamanho dos poros. Para as avaliações da penetração bacteriana, foram utilizadas cepas de diversas enterobactérias e uma salmonela, sendo todas resistentes ao ácido nalidíxico (100µg/mL). O método utilizado para a avaliação da penetração bacteriana foi por meio do preenchimento dos ovos com meio de cultura. Os dados foram submetidos à análise de variância com 5% de probabilidade utilizando-se o programa SAS - Statistical Analisys System (Education Analytical Software, 2013). O aumento da idade da poedeira promoveu a redução da qualidade da casca dos ovos, porém não foi capaz de influenciar a porcentagem de penetração das amostras bacterianas avaliadas.

Keywords : aves; contaminação bacteriana; ovos; enterobactérias.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )