SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número4Relação entre a sintomatologia clínica no isolamento de Salmonella Gallinarum de codornas japonesas (Coturnix coturnix)Ramos do arco aórtico e da aorta torácica em bicho-preguiça (Bradypus variegatus) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

versão impressa ISSN 0102-0935versão On-line ISSN 1678-4162

Resumo

GUIMARAES, D.F. et al. Morfologia do coração e dos vasos da base do pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus). Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2018, vol.70, n.4, pp.1195-1202. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9860.

O pinguim-de-magalhães é uma ave marinha de porte médio, de origem do hemisfério sul, com grandes colônias próximas à Patagônia. Em certas épocas do ano, alguns exemplares aparecem no litoral brasileiro, devido ao desvio de rotas de caça, e alguns indivíduos não conseguem retornar por debilidades na saúde. Foram utilizados 34 exemplares de Spheniscus magellanicus que vieram a óbito no litoral do estado de Espírito Santo. O presente estudo analisou a morfologia de câmaras e paredes cardíacas, valvas e artérias da base. Os fragmentos dessas regiões foram analisados histologicamente com coloração hematoxilina-eosina (HE) e Tricrômico de Gomori (TG), além da coloração Picrosirius Red (PSR) sob luz polarizada, visando observar, principalmente, a composição do tipo de colágeno existente em cada região descrita. Entre os 34 exemplares, nenhum apresentou discrepância em relação a sua morfologia. A tipificação do colágeno dessas regiões pelas colorações TG e PSR sob luz polarizada demonstrou a presença do colágeno tipo I em maior evidência que o tipo III, encontrada na maioria das estruturas, o que atribuiu a aparência avermelhada intensa a quase todas elas. Pode-se concluir que a anatomia cardíaca do pinguim-de-magalhães é semelhante à de outras aves, com predominância do colágeno do tipo I.

Palavras-chave : pinguim-de-magalhães; morfologia cardíaca; colágeno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )