SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1Echocardiographic reference ranges for sedated healthy peccaries ( Tayassu tajacu, Linnaeus , 1758 )Immunodetection of Toxoplasma gondii in placenta tissue of naturally infected goats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

MERINO, J.O. et al. Primeira detecção molecular e sorológica do vírus Doença Hemorrágica Epizoótica em veados de cauda branca (Odocoileus virginianus) de Tamaulipas, Mexico. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp.77-85. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9987.

Virus da doença hemorrágica epizoótica (EHDV) são arbovírus dsRNA transmitidos por mordidas do genus Culicoides que causam doenças em ruminantes domésticos e selvagens. Doença hemorrágica epizoótica (EHD) é considerada uma das doenças infecciosas mais importantes dos veados de cauda branca (WTD) na América do Norte. Alguns estudos no Nordeste do México relatam soropositividade para EHDV em WTD e vetores Culicoides infectados com EHDV. A crescente população de WTD que compartilham hábitats com pecuária no Nordeste do México realçam a importância de EHD para a indústria pecuária na região de fronteira com os Estados Unidos. Cento e vinte duas amostras de WTD no estado de Tamaulipas, Mexico, foram testados por ELISA e RT-PCR para anticorpos e ácido nucleico de EHDV, respectivamente. Esse é o primeiro relato de detecção de ácido nucleico de EHDV em WTD do México. A hipótese é de que a aplicação de uma resposta transfronteira e pesquisa interdisciplinar ajudará a preencher lacunas de conhecimento levando a medidas reativas para mitigar a ameaça de infecção por EHDV na pecuária e animais selvagens na fronteira entre os Estados Unidos e o Mexico.

Keywords : veado; detecção; EHDV; RT-PCR; sorologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )