SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1Lymphoma in leukemic phase in feline coinfected with feline immunodeficiency virus and feline leukemia virus: case reportRelevant characteristics of facilities and management of public animal shelters in the state of paraná, Brazil, for animal welfare author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

DIAS, P.A. et al. Ocorrência de Campylobacter e Enterobacteriaceae em aves silvestres e frangos de corte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp.225-231. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-10289.

As aves silvestres podem ser reservatório de bactérias patogênicas e atuar como veiculadoras desses microrganismos para o ambiente, os animais domésticos e o homem. Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar a ocorrência de Campylobacter spp., Yersinia enterocolitica e Salmonella enterica em aves silvestres capturadas nas áreas próximas de aviários e em frangos de corte alojados nesses estabelecimentos, além de verificar a presença dos genes cdtA, cdtB e cdtC nos isolados de Campylobacter e identificar os sorotipos de Salmonella encontrados. Amostras de fezes de 189 aves silvestres capturadas com redes de neblina nas áreas próximas de 10 aviários e de 200 frangos de corte foram processadas para pesquisa de Campylobacter spp., S. enterica e Y. enterocolitica. Duas espécies de aves silvestres, Sicalis flaveola (canário-da-terra) e Zonotrichia capensis (tico-tico), foram positivas para Salmonella e Campylobacter, respectivamente. Foram isolados Campylobacter spp., S. enterica e Y. enterocolitica de frangos. Todos os isolados de Campylobacter analisados apresentaram os genes cdt. Em dois aviários, Campylobacter foi isolado tanto de frangos como de aves silvestres, entretanto a contaminação mútua entre essas aves não foi comprovada. Este foi o primeiro relato de isolamento de Campylobacter de Z. capensis e de Salmonella do sorotipo Derby de S. flaveola.

Keywords : Campylobacter; Salmonella; Zonotrichia capensis; Sicalis flaveola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )