SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1Effect of different timing of exposure to heat and strains on the carcass yield and breast chemical composition of broilerAcerola residue in feed for quails author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

ISOLAN, L.W. et al. Sistema de lavagem de carcaças e controle de Salmonella spp. em abatedouros de frangos de corte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp.252-258. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9847.

Avaliaram-se os dados do controle e monitoramento de Salmonella em carcaças de frangos de corte, antes e após a implantação do sistema de lavagem de carcaças. Foram amostradas 2692 carcaças antes da instalação do sistema e 1940 após a instalação, totalizando 4632 amostras em cinco abatedouros sob Inspeção Federal, no sul do Brasil. Anteriormente à instalação dos lavadores, obtiveram-se 156 resultados positivos para Salmonella spp. e, após a instalação, 83 resultados positivos, com diferença significativa (P<0,05/OR 1,4) entre os resultados gerais. Em dois dos cinco abatedouros avaliados, houve redução na positividade para Salmonella spp. nas carcaças amostradas após a instalação do lavador. Entretanto, em três estabelecimentos não houve diferença significativa após a instalação desse sistema. Os resultados sugerem que o aumento da vazão da água está relacionado com a redução da contaminação, enquanto o aumento da pressão de água do sistema de lavagem não foi suficiente para reduzir o patógeno nas carcaças amostradas. Dessa forma, conclui-se que o sistema de lavagem tem vantagens do ponto de vista operacional, ao evitar os desperdícios atribuídos à prática do refile, porém não elimina o risco da presença de Salmonella na carcaça de frango.

Keywords : contaminação cruzada; controle; monitoramento; Salmonella.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )