SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1Evaluation of stress and performance of pigs during the nursery phase, using environmental enrichment techniquesThe polymorphisms of genes associated with the profile of fatty acids of sheep author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia

Print version ISSN 0102-0935On-line version ISSN 1678-4162

Abstract

SOUZA, H.A. et al. Características físicas e microbiológicas de compostagem de resíduos animais. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. [online]. 2019, vol.71, n.1, pp.291-302. ISSN 0102-0935.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9735.

Objetivou-se com o presente trabalho caracterizar o processo de compostagem de fluxo contínuo e aeração passiva de resíduos da produção e abate da caprino-ovinocultura e de seu composto orgânico gerado. O processo de compostagem utilizou resíduos sólidos provenientes da produção e do abate de caprinos e ovinos e foi realizado em galpão de alvenaria. Os resíduos agropecuários utilizados incluíram sobras de capim-elefante triturado seco, poda de árvores, esterco e carcaça de caprinos e ovinos. Os tratamentos empregados foram três níveis de umidade aplicados nas leiras de compostagem (30, 50 e 70% com base no peso da carcaça dos animais) e épocas do ano de montagem (período seco, transição e úmido) com base na precipitação, com três repetições. As variáveis avaliadas foram atributos químicos, físicos, microbiológicos e parasitológicos do composto e sua comparação com a legislação vigente. O composto orgânico gerado atende as especificações das legislações utilizadas para comparação. Independentemente da época do ano ou da umidade aplicada, o processo de compostagem foi eficiente em reduzir passivos ambientais, como carcaças. A compostagem promoveu a eliminação dos patógenos avaliados, indicando que o composto não oferece risco de transmissão e pode ser utilizado de forma segura.

Keywords : caprinos; ovinos; subprodutos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )