SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Um estudo das relações de poder na escola pública de ensino fundamental à luz de Weber e Bourdieu: do poder formal, impessoal e simbólico ao poder explícitoO Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Faculdade de Educação

versão impressa ISSN 0102-2555

Resumo

BITTENCOURT, Jane. Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo. Rev. Fac. Educ. [online]. 1998, vol.24, n.1, pp. 23-36. ISSN 0102-2555.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100003.

Este artigo discute a problemática da informática na educação do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador. Para isso, é tomado como exemplo um software, o Cabri-géomètre, auxiliar no ensino da geometria elementar. Pretende-se que as considerações feitas sobre um software sirvam de ponto de apoio para a reflexão sobre questões mais gerais relativas à utilização de programas educativos, principalmente tendo em vista a ampliação desta discussão, enfocando as relações entre conhecimento, cultura, tecnologia e sociedade.

Palavras-chave : Informática na educação; Epistemologia e didática; Ensino de geometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português