SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Retrato de corpo inteiro do Brasil: a cultura brasileira por Fernando de Azevedo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

MIRANDA, Ivanise Leite de. Processo educativo: a praxis intencional e o resgate da cidadania. Rev. Fac. Educ. [online]. 1998, vol.24, n.1, pp. 87-99. ISSN 0102-2555.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100006.

Os mais recentes paradigmas das ciências sociais apregoam a necessidade de uma aprendizagem permanente voltada ao despertar da capacidade analítica e crítica bem como ao resgate da cidadania.A base desta acepção são as transformações sócio-históricas que presenciamos. Deste modo, o trabalho educativo torna-se protagonista da edificaçãode uma sociedade mais igualitária e emancipadora. Esse um dos compromissos políticos de seus agentes através do exercício da praxis intencional. O artigo propõe que um dos caminhos capaz de superar praticamente a alienação da atividade humana é a própria atividade humana autoconsciente e objetivada ao longo do processo, visando a promoção dos valores contidos na genericidade.

Keywords : Contemporaneidade; Consciência; Valores éticos; Práxis intencional; Tolerância.

        · abstract in English     · text in Portuguese