SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Retrato de corpo inteiro do Brasil: a cultura brasileira por Fernando de Azevedo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

MIRANDA, Ivanise Leite de. Processo educativo: a praxis intencional e o resgate da cidadania. Rev. Fac. Educ. [online]. 1998, vol.24, n.1, pp.87-99. ISSN 0102-2555.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100006.

Os mais recentes paradigmas das ciências sociais apregoam a necessidade de uma aprendizagem permanente voltada ao despertar da capacidade analítica e crítica bem como ao resgate da cidadania.A base desta acepção são as transformações sócio-históricas que presenciamos. Deste modo, o trabalho educativo torna-se protagonista da edificaçãode uma sociedade mais igualitária e emancipadora. Esse um dos compromissos políticos de seus agentes através do exercício da praxis intencional. O artigo propõe que um dos caminhos capaz de superar praticamente a alienação da atividade humana é a própria atividade humana autoconsciente e objetivada ao longo do processo, visando a promoção dos valores contidos na genericidade.

Keywords : Contemporaneidade; Consciência; Valores éticos; Práxis intencional; Tolerância.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License