SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Retrato de corpo inteiro do Brasil: a cultura brasileira por Fernando de Azevedo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista da Faculdade de Educação

versión impresa ISSN 0102-2555

Resumen

MIRANDA, Ivanise Leite de. Processo educativo: a praxis intencional e o resgate da cidadania. Rev. Fac. Educ. [online]. 1998, vol.24, n.1, pp.87-99. ISSN 0102-2555.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000100006.

Os mais recentes paradigmas das ciências sociais apregoam a necessidade de uma aprendizagem permanente voltada ao despertar da capacidade analítica e crítica bem como ao resgate da cidadania.A base desta acepção são as transformações sócio-históricas que presenciamos. Deste modo, o trabalho educativo torna-se protagonista da edificaçãode uma sociedade mais igualitária e emancipadora. Esse um dos compromissos políticos de seus agentes através do exercício da praxis intencional. O artigo propõe que um dos caminhos capaz de superar praticamente a alienação da atividade humana é a própria atividade humana autoconsciente e objetivada ao longo do processo, visando a promoção dos valores contidos na genericidade.

Palabras clave : Contemporaneidade; Consciência; Valores éticos; Práxis intencional; Tolerância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons