SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Educação e Mercosul: desafios e perspectivasA psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Faculdade de Educação

Print version ISSN 0102-2555

Abstract

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A gestão educacional na interseção das políticas federal e municipal. Rev. Fac. Educ. [online]. 1998, vol.24, n.2, pp. 29-50. ISSN 0102-2555.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-25551998000200003.

O artigo refere-se à pesquisa realizada com vistas a apreender e analisar a gestão educacional que se engendra na interseção das políticas federal e municipal, tendo como eixo a relação entre proposição e implementação dessas políticas. Parte da análise crítica da política federal de "reordenação" da gestão educacional e, no trajeto, evidencia os reflexos dessa política na esfera local, os nexos entre ela e a política municipal, bem como a face municipal da gestão educacional. Põe em evidência um padrão de gestão local marcado pela condensação de movimentos de adesão, resistência e de negação à política federal, cuja lógica difere da que sustenta as proposições federais. Frente aos resultados, questiona-se a efetividade e a congruência da política federal para os propósitos anunciados e aponta-se a impropriedade da simplificação no trato da problemática da gestão.

Keywords : política educacional; administração de sistemas; gestão educacional; reforma educacional; federalismo e educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese