SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Filtros ótimos: efeitos de janelas e de tipo de faseEstrutura dinâmica das contracorrentes equatoriais do Oceano Atlântico ao longo de 44W author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geofísica

Print version ISSN 0102-261X

Abstract

SILVEIRA, Ilson Carlos Almeida da; CALADO, Leandro  and  FRANCISCO, Cayo Prado Fernandes. Instabilidade linear de cisalhamento vertical em jatos geofísicos meridionais. Rev. Bras. Geof. [online]. 2003, vol.21, n.2, pp.133-144. ISSN 0102-261X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2003000200003.

O estudo da instabilidade linear de cisalhamento vertical (ou baroclínica) de perfis de jato de direção meridional (norte-sul) é conduzido através de um modelo hidrodinâmico unidimensional, baseado no princípio de conservação de vorticidade potencial quase-geostrófica. Os perfis verticais de jato utilizados nesse trabalho têm motivação no Sistema Corrente do Brasil - Corrente de Contorno Intermediária que flui ao largo da costa sudeste brasileira. Os perfis estão construídos de forma a satisfazer as condições necessárias para ocorrência de instabilidade baroclínica. O modelo hidrodinâmico é baseado no trabalho de Johns (1988) e tem sua formulação apresentada em detalhamento algébrico. Sua física é explorada através de exemplos e comparação com a parte analítica do modelo, com o intuito de subsidiar o diagnóstico das formas com que a instabilidade ocorre na superfície do oceano e internamente na coluna de água. Adicionalmente, o efeito da inclinação do fundo associada ao talude continental é discutido e exemplificado, através de seus efeitos na propagação das ondas instáveis geradas pelos processos de instabilidade.

Keywords : jatos geofísicos; instabilidade baroclínica; Corrente de Contorno Oeste; Corrente do Brasil; ondas instáveis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License