SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Anomalias de cargabilidade em aterro de resíduos sólidos domiciliaresCaracterização de feições oceanográficas na plataforma de Santa Catarina através de imagens orbitais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geofísica

Print version ISSN 0102-261X

Abstract

VANZELER, Francisco  and  PRIIMENKO, Viatcheslav. Modelagem numérica do efeito sismoelétrico em meios 2D. Rev. Bras. Geof. [online]. 2009, vol.27, n.1, pp.63-80. ISSN 0102-261X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2009000100006.

Este trabalho utiliza as equações dos fenômenos poroelástico-eletromagnéticos acoplados para simular pelo método das diferenças finitas no domínio do tempo as respostas sismoelétricas de modelos porosos saturados bidimensionais. As fontes sísmicas são do tipo explosivo com freqüência de corte 100 Hz.Os receptores foram localizados na direção horizontal e na vertical. Foram simulados cinco modelos porosos heterogêneos cujas respostas serviram para definir os tipos de interfaces que geram sinais sismoelétricos, as dimensões mínimas da heterogeneidade para detectabilidade sismoelétrica e o raio de investigação máxima. Observou-se resposta sismoelétrica irradiada em interfaces com contraste de porosidade, salinidade, litologia e fluido óleo-água. Os resultados obtidos sugerem a possibilidade de se planejar uma aquisição sismoelétrica conjuntamente com uma aquisição sísmica de superfície para objetivos rasos ou com uma aquisição sísmica em poço e interpoços para objetivos dentro do raio de investigação máxima.

Keywords : campos elétrico e sísmico; acoplamento eletrocinético; meio poroso saturado; simulação numérica; diferenças finitas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License