SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Caracterização de feições oceanográficas na plataforma de Santa Catarina através de imagens orbitaisVarying Patterns of water circulation in Canal de Cotegipe, Baía de Todos os Santos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geofísica

Print version ISSN 0102-261X

Abstract

PESTANA, Reynam C.; FREITAS, Jacira C.B.  and  COSTA, Jessé C.. Wave equation depth migration using complex Padé approximation. Rev. Bras. Geof. [online]. 2009, vol.27, n.1, pp.95-102. ISSN 0102-261X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2009000100008.

Propomos um novo método de migração em profundidade baseado na solução da equação da onda com densidade constante no domínio da freqüência. Uma aproximação de Padé complexa é usada para aproximar o operador de evolução aplicado na extrapolação do campo de ondas. Esse método reduz as imprecisões e instabilidades devido às ondas evanescentes e produz imagens com menos ruídos numéricos que aquelas obtidas usando-se a aproximação de Padé real para o operador exponencial, principalmente em meios com fortes variações de velocidades. Testes em dados de afastamento nulo do modelo de sal SEG/EAGE e nos dados de tiro comum 2-D Marmousi foram realizados. Os resultados obtidos mostram que o método de migração proposto consegue lidar com fortes variações laterais e também tem uma boa resposta para refletores com mergulhos íngremes. Os resultados foram comparados àqueles resultados obtidos com os métodos split-step Fourier (SSF), phase shift plus interpolarion (PSPI) e Fourier diferenças-finitas (FFD).

Keywords : migração em profundidade; equação unidirecional da onda; aproximação de Padé complexa; migração pré-empilhamento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License