SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Propriedades acústicas (velocidade de propagação e coeficiente de atenuação) de sedimentos marinhos coletados nas proximidades da Ilha do Cabo Frio, RJOscilação do nível de água e a co-oscilação da maré astronômica no baixo estuário do rio Paraíba do Sul, RJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Geofísica

versão impressa ISSN 0102-261X

Resumo

MITROFANOV, Georgy; PRIIMENKO, Viatcheslav; MISSAGIA, Roseane  e  AMARAL, Luis. Utilização das transformadas de Laplace e Fourier-Bessel na modelagem de meios elásticos delgados. Rev. Bras. Geof. [online]. 2009, vol.27, n.2, pp. 205-224. ISSN 0102-261X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-261X2009000200005.

Existem diferentes aspectos que devem ser considerados na modelagem numérica dos campos de onda conectados com reservatórios delgados em subsuperfície. Este trabalho descreve os processos de propagação das ondas sísmicas a partir do sistema das equações de Lamé. Os resultados obtidos são ascomponentes horizontal e vertical do deslocamento, importantes para a análise do levantamento sísmico multicomponente. A fim de proporcionar resultados mais próximos do experimento real, na formulação matemática do problema usamos uma fonte enterrada, do tipo centro de expansão. A solução do problema, construído no domínio espectral a partir das transformadas de Laplace temporal e de Fourier-Bessel espacial, é estudada em detalhes para provar sua aplicabilidade na solução de problemas dinâmicos diretos e inversos da sísmica. Neste caso uma atenção especial é dada à análise da influência da parte real do parâmetro de Laplace nasolução do problema direto, utilizada para a construção de sismogramas multicomponentes sintéticos. Neste artigo, também, discutimos os aspectos computacionais do esquema proposto e realizamos várias análises dos campos das ondas registrados. Os resultados alcançados demonstraram o potencial do método para auxiliarno processo de caracterização de reservatórios delgados em comparação com os métodos potenciais, de raio e de diferenças finitas.

Palavras-chave : sistema de Lamé; reservatório delgado; sistema de observação multi-onda e multicomponente; transformadas de Laplace e de Fourier-Bessel; domínio espectral; modelagem numérica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português